Vantagens da relva artificial em relação à relva natural

 


Está a pensar colocar relva artificial mas acha que nada se compara à relva natural? Pense duas vezes, porque até os clubes de futebol usam cada vez mais relva artificial. A pensar nisso, apresento-lhe as 6 maiores vantagens da relva artificial em relação à relva natural. 





Não precisam de rega


A principal vantagem da relva artificial em relação à relva natural é poupar água. No Verão, que é precisamente quando a relva precisa de rega todos os dias, quase todo o país está em seca meteorológica. Muitas câmaras municipais até pedem aos munícipes para poupar água, de modo a preservar os reservatórios de água para os incêndios. Além disso, tendo em conta o preço da água, não precisar de regar todos os dias é uma grande poupança!  

 

 💡No entanto, há algumas coisas que pode fazer para manter a relva em bom estado durante o Verão sem gastar tanta água. Regue a relva de manhã bem cedo ou à noite, instale um sistema gota a gota e mantenha a relva à altura ideal. Aqui ficam algumas dicas de como manter a relva no Verão. 


Não é preciso cortar a relva


Outra das vantagens da relva artificial em relação à relva natural é não precisar de cortar a relva. Embora não seja muito complicado, cortar a relva todas as semanas (no Verão) ou a cada duas semanas (na Primavera) ocupa bastante tempo. Aliás, tanto assim é que muitas pessoas contratam um jardineiro só para cortar a relva de vez em quando e manter o relvado apresentável. 


Não é preciso irrigar nem adubar


Outra vantagem da relva artificial em relação à relva natural é a facilidade de manutenção. Ao contrário do que acontece com a relva natural, não tem que se preocupar com a irrigação do terreno, não tem de adubar nem tirar ervas daninhas. E antes que digam não “isso não demora assim tanto tempo”, lembrem-se que o relvado precisa de cuidados durante todo o ano, inclusive no Inverno. 


Não mudam de cor no Inverno 


Por falar em Inverno, outra vantagem da relva artificial em relação à relva natural é não mudar de cor. A relva natural costuma ficar amarelada no Inverno – e mesmo no Verão, se não tiver cuidado, pode queimar. Por isso, a relva artificial é a única forma de ter um relvado verdejante durante todo o ano, mesmo quando as temperaturas baixam e há geada lá fora. 


A propósito, aqui ficam algumas dicas para recuperar a relva depois de Inverno, tais como arejar o solo, fertilizar o solo e quando cortar a relva pela primeira vez. 


Não atraem bichos nem insectos


Um jardim é um habitat. Os bichos, incluindo os insectos, fazem parte dele. E isso é bom. Mas quem tem problemas com alergias, uma das vantagens da relva artificial é precisamente não atrair insectos que façam a polinização. Além disso, também não atraem ratos, cobras e outras pragas que aparecem em determinadas zonas. E se acham que estou a exagerar, aqui fica um guia de como identificar e tratar pragas no relvado. 


Dura muito mais tempo


Por último, a relva artificial dura muito mais tempo do que um relvado natural. Se tiver relva natural, tem de voltar a semear todos os anos. Pelo contrário, depois de instalar a relva artificial, pode ter um relvado confortável e convidativo durante pelo menos 10 anos. Uma relva artificial de boa qualidade dura facilmente 15 a 20 anos com poucos cuidados de manutenção




Então, ajudei a decidir se quer instalar uma relva artificial? Espero que sim. Se escolher colocar relva artificial no jardim ou num terraço, recomendo contratar uma empresa especializada. Embora seja possível instalar a relva artificial sozinho, acho sempre que o resultado fica melhor quando é feito por profissionais.


Além disso, se pensarmos que é um investimento para muitos anos – talvez duas décadas – o preço de colocar relva artificial dilui-se muito bem ao longo do tempo. Na minha opinião, justifica-se contratar um profissional, ficar com a relva bem colocada, e não ter mais preocupações durante uns bons anos! 


Comentários

Mensagens populares