Como remover lixo de uma obra?
Como toda a gente que já fez obras em casa sabe, as obras geram lixo. Muito lixo! Mas como remover o lixo de uma obra? É obrigatório entregar o entulho no ecocentro?
De onde vem tanto lixo de obra?
Quando remodelámos a casa de banho aqui de casa, foi preciso retirar todos os azulejos porque estavam ocos. Tirar os azulejos é um trabalho barulhento, que faz imenso pó e que gera imenso lixo, porque os azulejos ficaram todos em caquinhos. Depois havia o resto da loiça sanitária, incluindo a banheira. E como decidimos fechar a porta da casa de banho no corredor e criar uma suite, ainda havia o entulho da parede que foi abaixo.
Isto para uma casa de banho. A quantidade de lixo de uma obra de remodelação completa é inacreditável. Por isso, se vão fazer obras em casa, certifiquem-se que o orçamento da empresa inclui a remoção de lixo e entulho de obra com entrega no ecocentro. Caso o empreiteiro ou o pedreiro não inclua isto no orçamento, precisa de contactar uma empresa de remoção de lixo.
Há empresas que se especializam em remoção de lixo, incluindo lixo de obra, que pode incluir restos de tacos antigos, entulho das paredes, restos de azulejos, louça sanitária, armários de cozinha, electrodomésticos velhos, electrónicos que já não usa, caixilhos de janelas antigas, madeiras e outros materiais que não vai aproveitar. A maioria do lixo de obra vai para o ecocentro.
Quanto custa a remoção de lixo de obra?
A melhor forma de descobrir quanto custa remover o lixo de obra é pedir um orçamento. O preço da remoção de lixo de obra costuma ser calculado com base nos m3, embora haja outros factores a ter em consideração. Por exemplo, se o prédio não tiver elevador e for preciso carregar o entulho pelas escadas, é natural que acresça ao orçamento. A deslocação até ao ecocentro também pode influenciar o preço final.
Em alguns casos, também há diferenças consoante o tipo de entulho. Os restos de azulejos e de loiça são considerados “entulho limpo”. No caso de ser entulho mais pesado e muito difícil de remover, é possível que o preço por tonelada seja mais alto. Por isso, ao procurar empresas de remoção de lixo de obra, não se esqueça de mencionar que tipo de entulho tem para recolher.
Outra alternativa, especialmente se viver numa moradia, é contratar um contentor grande. Neste caso paga o aluguer do contentor, que pode ficar no seu quintal, e vai enchendo ao longo da obra. Depois, a empresa só tem de vir remover o contentor no final. Confirme se o preço da recolha e a entrega num vazadouro licenciado também estão incluídas no orçamento, pois essa é a verdadeira dificuldade.
No caso de não poder colocar o contentor na sua propriedade, precisa de pedir uma “Licença de Utilização da Via Pública” na junta de freguesia ou na Câmara Municipal. Esta licença pode demorar alguns meses a ser emitida, por isso comece a tratar disso antes de fazer a obra. Veja aqui mais coisas que precisa de ter em consideração antes de fazer obras de remodelação.
Como remover o lixo de uma obra pequena?
Se fez uma obra pequena e não quer contratar uma empresa para tratar do assunto, talvez possa encontrar outra solução com a sua câmara municipal. A Câmara Municipal de Almada, por exemplo, disponibiliza big bags por 17.77€ para colocar o lixo de obra. No entanto, nem todas as câmaras disponibilizam estes serviços. Além disso, em muitos casos não é economicamente vantajoso.
Tenha também em atenção que, para colocar o big bag na rua, tem de o colocar em cima do passeio ou do estacionamento. O saco não pode ficar obstruído por nenhuma viatura ou obstáculo, de modo a poder ser recolhido por um veículo apropriado. Se tiver dúvidas, contacte a sua junta de freguesia.
Porque é que o lixo de obra tem de ir para o vazadouro?
Talvez nunca tivesse pensado, até aqui, que o lixo de obra (conhecido como “RCD – Resíduos de Construção e Demolição”) tem de ir para um vazadouro adequado. Isto é absolutamente necessário para garantir que nos desfazemos do entulho de forma correcta e segura para o meio ambiente. Pode obter mais informações no Siliamb.
Comentários