10 perguntas para fazer ao comprar casa

Comprar uma casa é uma das decisões mais importantes na vida de qualquer pessoa. Não só o maior encargo financeiro de toda a nossa vida, como influencia uma série de outras coisas, incluindo o acesso a transportes, hospitais e escolas, e a sensação de segurança que temos no nosso dia a dia. Por isso, aqui ficam 10 perguntas para fazer ao comprar uma casa: 





1. Há problemas de humidade ou provenientes de outras fracções?


Uma das perguntas mais importantes que deve fazer ao comprar casa é se a casa tem humidade proveniente das fachadas ou de outras fracções. Embora seja possível que os proprietários não lhe dêem uma resposta honesta, fique atento à reacção no cara a cara. Além disso, também é uma pergunta que deve fazer à administração do condomínio e a outros vizinhos do prédio, se os encontrar.


2. Qual é o estado do condomínio? Há quotas extra planeadas?


Por falar em condomínio, também convém sempre saber qual é o estado do condomínio (organizado, não organizado, com ou sem dívidas). Apesar de ser obrigatório apresentar uma declaração de não dívida na data da escritura, não haver dívida não significa que não haja quotas extra planeadas, nomeadamente por causa de obras nas fachadas ou nos elevadores. Informe-se com antecedência para não ter uma surpresa desagradável.


3. Pode ver as actas do condomínio?


Não se trata de ser desconfiado, mas a compra da casa é uma das decisões mais importantes da sua vida. Por isso, para ter a certeza que tem toda a informação, peça para ver as actas do condomínio. Se houver problemas de humidade, é muito provável que os condóminos se tenham queixado durante a reunião e esteja em acta. As obras nas zonas comuns do prédio também têm de ser aprovadas na reunião, assim como as quotas extra.


4. Por que razão a casa está à venda?


Uma das perguntas que deve fazer ao comprar uma casa é porque razão está à venda. Há razões inócuas para vender casa – por exemplo, vender um T1 porque teve um filho. No entanto, quando o motivo da mudança está menos explícito, pode ser sinal que há um problema com a casa ou com a vizinhança. Tente perceber sempre qual é a “história” por da venda da casa, especialmente se for um preço atractivo para comprar casa em Lisboa.


5. Há alojamentos locais no prédio?


Algumas pessoas não se importam, mas acho que uma das perguntas que deve fazer ao comprar casa é se há ou não alojamentos locais no prédio. Pessoalmente, valorizo o facto de ter uma vizinhança em que toda a gente se conhece e em que qualquer coisa “estranha” faz soar os alarmes. Por isso, perguntem se há algum alojamento local no prédio e, em caso afirmativo, vejam que tipo de avaliações tem online para saber com que “público” contar. 


6. Houve algum assalto recentemente?


Outra pergunta que deve fazer ao comprar casa é se houve algum assalto recentemente. Evidentemente que o proprietário pode não responder honestamente, por isso o melhor é dar uma volta pela vizinhança. Tente passar na zona a diferentes alturas do dia, vá ao café e pergunte aos vizinhos e já houve algum assalto. A menos que seja um prédio cheio de alojamentos, haverá sempre alguma vizinha disposta a contar tudo! 



7. Qual é a eficiência energética da casa?


Lembre-se que todas as casas que estão à venda precisam de ter um certificado energético. Por isso, não tenha receio de perguntar qual é a eficiência energética da casa. Aliás, o certificado energético tem informação valiosa sobre a espessura das paredes, o estado dos vãos, o tipo de aquecimento e o consumo de energia esperado por ano, o que lhe permite calcular os gastos mensais que vai ter. 



8. Qual é a evolução do mercado imobiliário na zona?


Outra pergunta que deve fazer antes de comprar casa é qual é a evolução do mercado imobiliário da zona. Subiu muito? Está estável? Informe-se sobre o valor médio das casas na área para entender, primeiro, se o preço pedido é razoável. Depois, também lhe dá uma ideia de quanto é que a casa pode valorizar no futuro. Fale com o consultor imobiliário a quem está a comprar a casa ou com um avaliador de imóveis.


9. Quais são os impostos e encargos anuais?


Outra pergunta que se deve fazer ao comprar casa é quanto são os impostos e os encargos anuais. A maioria dos proprietários não se irá opor a dizer quanto paga de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) nem qual é a avaliação patrimonial. A isto deve juntar os gastos com condomínio e com o seguro multirriscos (faça uma avaliação tendo em conta o preço de compra). 



10. É possível negociar o preço?


Nem precisava de incluir esta pergunta aqui, mas é sempre bom recordar que deve perguntar se o preço da casa é negociável. Em muitos casos os proprietários estão dispostos a baixar o valor, especialmente se tiver capitais próprios, se a casa está no mercado há muito tempo, ou se precisam de vender para comprar. Por isso é que é tão importante perceber porque estão a vender e se têm pressa!



Comentários

Mensagens populares