Como escolher o pavimento perfeito para a casa
O pavimento pode mudar completamente o aspecto de uma casa. Imagine só a diferença que faz trocar uma alcatifa antiga por um pavimento flutuante que parece madeira! No entanto, é verdade que mudar o pavimento interior exige algum investimento… e é uma decisão com a qual vai ter de viver muito tempo. Por isso, aqui estão algumas dicas para escolher o pavimento perfeito para a casa!
Pavimento cerâmico
O pavimento cerâmico tem a vantagem de poder ser usado em toda a casa, incluindo cozinhas e casas de banho. Ao contrário da madeira e derivados, é muito resistente à água, fácil de lavar e não se danifica com facilidade. No entanto, é verdade que o pavimento cerâmico torna a casa mais fria, especialmente se vive em zonas que arrefecem bastante no Inverno. Pessoalmente, acho a cerâmica o pavimento perfeito para cozinha e na casa de banho, mas não para a casa completa.
Pavimento vinílico
O pavimento de vinil está cada vez mais na moda porque, tal como o pavimento cerâmico, também é apropriado para zonas húmidas como a cozinha e as casas de banho. Além disso, em relação ao pavimento flutuante, é ainda mais fácil de instalar, o que o torno o pavimento perfeito para uma casa que tem de remodelar rápido. No entanto, na minha opinião o pavimento de vinil não é tão convincente a imitar a madeira e a trazer “calor” para dentro de casa. Mas obviamente que há imensos tipos de vinil, com imensas cores e acabamentos!
Pavimento flutuante
O pavimento flutuante, também conhecido como pavimento laminado, consegue imitar madeira melhor do que o pavimento em vinil (na minha opinião). Contudo, para que fique homogéneo e evitar barulho, é preciso colocar uma tela isolante por baixo do pavimento. Também é preciso ter em atenção alguns cuidados de limpeza, já que o pavimento flutuante não é tão resistente como o pavimento cerâmico ou mesmo o vinílico. Convém usar sempre um produto próprio que não danifique o piso.
Tacos de madeira
Os tacos em madeira são, sem dúvida, a opção mais dispendiosa para o pavimento da sua casa. No entanto, é um material intemporal, charmoso, e que pode sempre polir no futuro para restaurar o aspecto original. Infelizmente é cada vez mais difícil encontrar taqueiros com disponibilidade, por isso também é possível que tenha de atrasar a obra um pouco mais do que se optar pelo flutuante ou o vinílico, que estão sempre em stock e são rápidos de aplicar (3 dias é o suficiente para instalar o pavimento num T2, por exemplo).
A propósito, deixo aqui o link para encontrarem serviços de instalação de pavimento interior no Porto e pavimento exterior em Braga, caso necessitem.
Pavimento em cortiça
O pavimento em cortiça esteve na moda durante os anos 80 – o piso da minha escola primária era em cortiça, por exemplo, assim como um apartamento que a minha tia comprou na altura. Hoje em dia é mais raro ver casas com pavimentos em madeira, mas ainda se encontra à venda nas lojas de especialidade. O pavimento em cortiça é um excelente isolante térmico e acústico, por isso é o pavimento perfeito para escritórios ou para quem vive por cima de restaurantes e cafés, por exemplo.
Microcimento
Outra opção para o pavimento da sua casa é o microcimento. O microcimento pode-se aplicar em todo o tipo de divisões, incluindo a cozinha e a casa de banho. Outra vantagem é que é pode pintar na cor que quiser e aplicar por cima do pavimento cerâmico existente, por isso a aplicação é relativamente simples. No entanto, nas zonas com mais humidade, o aspecto pode degradar-se rapidamente se não tiver cuidados. Aconselho o procurar feedback sobre o microcimento no Fórum Casa e noutros sites antes de aplicar.
Resumindo, o pavimento perfeito para a casa depende de vários factores. Em primeiro lugar, depende do orçamento disponível; se tiver um orçamento limitado, a madeira está fora de questão. Depois depende da urgência em fazer a obra. O pavimento flutuante e o vinílico costumam estar disponíveis em grandes quantidades em qualquer loja de bricolage e são rápidos de aplicar, por isso são a melhor opção para uma remodelação rápida. Finalmente, precisa de ter em consideração o conforto térmico da casa.
Quero recordar que todos estes materiais estão disponíveis em várias cores e acabamentos. Por isso, independentemente da sua escolha, o mais provável é encontrar um pavimento de uma cor que goste e que encaixe bem com o design de interiores que pretende!
Comentários