O verão acabou? Saiba como preparar a sua piscina para o outono




Quando acabam as férias e o bom tempo, sabe como preparar a piscina para o Outono e para o Inverno?


Este processo é conhecido como “invernação da piscina”. Há uma série de passos que deve seguir para se assegurar que a piscina de mantém nas melhores condições durante o Inverno. Isto implicar evitar a acumulação de calcário, o desenvolvimento de bactérias e danos nas paredes. Assim, no próximo Verão, só tem de fazer os tratamentos habituais à água para dar umas braçadas.

Invernação da Piscina: não esvazie a piscina

A primeira coisa que deve ter em consideração é não esvaziar a piscina. Quando deixa de ter água a fazer pressão na estrutura, pode rachar as paredes. O risco é maior nas piscinas de fibra, que precisam de se manter hidratadas. Além disso, com a piscina vazia, pode acumular apenas águas de chuvas. Estas águas paradas, eventualmente com alguma matéria orgânica arrastada pelas tempestades, pode levar à proliferação de diversos microorganismos.

Pondere uma invernação passiva

Embora não deva esvaziar a piscina totalmente, pode fazer um esvaziamento parcial da piscina. Páre a filtração da água, drene os tubos e cobra a piscina parcialmente vazia com uma lona resistente. Esta técnica é recomendada em zonas onde a água pode congelar, para que os tubos não fiquem cobertos de gelo. Se vive numa região em que as temperaturas nunca baixam dos 5ºC, pode fazer uma “invernação activa” e colocar a filtração no modo de Inverno.

Em qualquer dos casos, faça um tratamento de choque

Quer faça uma invernação activa ou uma invernação passiva da piscina, é conveniente fazer um tratamento à água. Procure uma empresa de piscinas no Porto ou limpeza de piscinas em Lisboa para retirar todas as impurezas da água e colocar os níveis de cloro e algicida nos parâmetros ideais para a temporada de Outono/ Inverno. Além disso, deve manter o pH entre 6.5 e 7.2, abaixo do habitual, para evitar a acumulação de calcário. Também há produtos profissionais para a invernação da piscina que este tipo de empresas pode recomendar.

Comentários

Mensagens populares