Vale a pena reparar a televisão?

A televisão avariou. Vale a pena reparar a televisão? Depende da avaria e do preço da reparação de tv. Vejamos quais são as avarias mais normais em televisão, os preços da reparação e quando é que vale a pena reparar a televisão. 



É normal as televisões avariarem?


“Comprei a televisão há três anos e já avariou.” “Não vale a pena comprar televisões desta marca, avariam sempre.” “O arranjo da televisão é mais caro do que uma nova.” Sempre que a televisão avariam, chovem frases deste género. A verdade é que, infelizmente, é normal as televisões avariarem.


Com o tempo, é normal que as lâmpadas dos painéis LCD avariem. Muitas vezes, a imagem das televisões LED e LCD começa a ficar pixelizada. Mas também pode haver outras avarias, nomeamente com o som e com o painel. E sim, o desgaste acontece tanto com as televisões de marcas mais baratas como com as televisões de marcas mais caras.


A propósito, deixo aqui alguns sinais de que a sua televisão precisa de uma reparação: a imagem desaparece, há linhas na imagem, emite sons estranhos, desliga-se sozinha ou o camando não funciona. Quase todas estas avarias têm reparação mas, tendo em conta o custo, resta saber se vale a pena reparar a televisão ou não.


Quanto custa reparar a televisão?


Em primeiro lugar, vamos aos custos. O preço da reparação de televisão pode variar imenso de acordo com o tipo de avaria, a necessidade de encomenda peças, a experiência do técnico e até a sua localização. Por isso, o melhor é procurar um técnico de reparação de televisão na sua cidade e comparar orçamentos.


Na Fixando, pode procurar reparações de TV em todo o país. Basta responder a algumas perguntas rápidas e descrever a avaria o melhor que puder. A seguir, a plataforma envia o seu pedido aos técnicos registados na sua zona, que podem entrar em contacto para enviar um orçamento.


Desta forma, consegue comparar vários orçanentos para a reparação de televisão e escolher o que é mais conveniente. Na minha experiência, quase sempre sai mais barato do que procurar serviços de reparação nas lojas mais conhecidas ou usar programas do estilo “Worten Resolve”, que são caros e demoram muito tempo a dar resposta.


Quando é que vale a pena reparar a televisão?


Algumas avarias da televisão são muito dispendiosas. Por exemplo, se precisar de trocar o display, pode ter de gastar algumas centenas de euros. Mas por esse dinheiro compra uma televisão nova, e portanto se calhar não vale a pena investir na reparação. Então, vale a pena reparar a televisão?


A DECO (Associação Portuguesa para Defesa do Consumidor) recomenda que o custo da reparação não ultrapasse 50% do valor de um produto novo, especialmente quando se trata de electrodomésticos. Esta regra aplica-se tanto a grandes electrodomésticos, como a máquina de lavar e o frigorífico, como a pequenos electrodomésticos, como a televisão.


Se a reparação superar 50% do preço de um produto novo de qualidade semelhante, se calhar não vale a pena reparar a televisão. Isto é ainda mais verdade se o aparelho for antigo e já apresentar outros sinais de desgaste, como problemas de som, dificuldade em conectar-se ao comando e a outros dispositivos. 


No entanto, este não é o único factor a ter em conta. Se vai reparar a televisão (ou qualquer outro electrodoméstico), também é importante perguntar se a reparação tem garantia. É fundamental que a reparação e as peças novas tenham garantia. Caso contrário, arrisca-se a que a avaria volte a aparecer e a ter de gastar dinheiro de novo.


Outro aspecto que deve ter em consideração, de acordo com a DECO, é a eficiência energética dos aparelhos. Se estamos a falar de um aparelho antigo que gasta muita energia, como o termoacumulador ou um forno, optar por um electrodoméstico mais eficiente acaba por sair mais barato a longo prazo.   


Contudo, no caso específico da televisão, o gasto costuma ser baixo. Portanto, não é um factor decisivo para saber se vai reparar ou não a televisão. Mas, se vai comprar uma nova, prefira as televisões que gastam menos energia (veja a potência de TV em watts). De um modo geral, as televisões LED tendem a ser mais eficientes.


💭 Indeciso sobre comprar uma televisão LED, OLED ou LCD? A Fixando explica a diferença entre uma televisão LED, OLED e LCD.


Comentários

Mensagens populares