Como Fazer a Manutenção de um Portão Eléctrico?

Sabe quando o comando parece que só funciona de um determinado ângulo, mesmo que tenha pilhas novas? Ou já lhe aconteceu o portão não abrir completamente? Há vários problemas que podem acontecer com um portão eléctrico e nem todos se podem evitar. No entanto, uma manutenção regular e atempada permite resolver problemas antes de ser preciso substituir o portão. Vejamos então como fazer a manutenção de um portão eléctrico e evitar problemas de maior:



Inspecção visual (e auditiva) regular

O primeiro passo para uma manutenção eficaz é realizar inspecções regulares. Verifique o estado geral do portão e dos seus componentes. Há sinais de ferrugem, fissuras ou desgaste? Nos casos em que estão à vista, os cabos eléctricos estão em bom estado ou já parecem danificados? Ao abrir o portão, nota algum barulho diferente do normal? Nesse caso, convém procurar serviços especializados para arranjar um portão eléctrico.


Faça uma limpeza periódica

A poeira, sujidade e detritos podem afectar o funcionamento do portão eléctrico. Limpe regularmente a superfície do portão com produtos próprios para evitar a corrosão do ferro ou do alumínio. (Se tiver um portão de outros materiais, salte este passo). Além disso, convém limpar os trilhos e os rolamentos para remover a sujidade acumular e garantir que os componentes se abrem num movimento suave.


Lubrificação adequada

A lubrificação é essencial para minimizar o atrito e o desgaste das peças móveis. Use um lubrificante adequado para os rolamentos e os trilhos – novamente, queremos garantir que se movem de forma suave e sem esforço – bem como nos motores e automatismos. na dúvida, consulte o fabricante ou a empresa que instalou para saber em que zonas colocar lubricante e se recomendam algum produto em específico.


Chame um técnico se os sensores deixarem de funcionar

O portão eléctrico deve ser seguro tanto para os utilizadores como para os carros. Por isso, se houver algum problema nos sensores de movimento ou no sistema de paragem automática (ou seja, o portão não fecha se houver alguém ou um objectivo no caminho), chame um técnico imediatamente. É preciso resolver o problema antes que aconteça um acidente! 


Não adie a substituição de peças desgastadas

Infelizmente, as componentes como molas, cabos, correntes e rolamentos vão sempre desgastar-se com o tempo, mesmo com todos os cuidados. Por isso, quando identificar sinais de desgaste ou danos, substitua as peças conforme necessário. Ignorar problemas pequenos pode resultar em falhas maiores (e mais dispendiosas) no futuro! Caso precise de substituição ou reparação de componentes, consulte um técnico especializado e informe-se sobre quanto custa arranjar um portão eléctrico.

Fique atento aos comandos

Os comandos remotos também requerem atenção. Substitua as pilhas regularmente (elas não duram para sempre, mesmo sendo duracell!) e verifique o alcance do sinal. Se tiver pilhas novas e mesmo assim for difícil abrir o portão, pode precisar de reprogramar o comando. Mais uma vez, caso note problemas no funcionamento, consulte um técnico para assistência ou vá a uma casa de chaves.


Manter um portão eléctrico em boas condições é uma combinação de tarefas simples e assistência profissional. Em primeiro lugar, convém ter cuidado com a utilização que faz do portão, sem movimentos bruscos. Depois, é preciso lubricar e limpar regularmente para garantir que o portão está a fazer movimentos suaves e controlados. No entanto, nada dura para sempre.

Assim que surgirem os primeiros problemas com o portão, convém contactar um profissional. Pode ser um problema na instalação eléctrica, podem ser peças que precisam de ser substituídas ou algo mais grave, como um problema no sensor. De qualquer forma, garanto que é sempre mais fácil resolver se chamar um técnico aos primeiros sinais, até porque algumas peças podem não estar em stock e demoram a vir.

(E por falar em problemas com a instalação eléctrica, não posso deixar de vos recomendar a leitura deste post sobre os erros mais comuns em instalações eléctricas. Quem sabe se não estão a comer alguns destes erros na vossa própria casa!)

Por último, também não ignorem os problemas com o comando. Provavelmente não é nada de especial e basta reprogramar o comando – mas é melhor fazer isto agora, enquanto é tempo, do que um dia ficar com um comando que não abre e ter o carro parado no meio da rua durante horas!




Comentários

Mensagens populares