Dicas para melhorar a concentração e evitar distrações

Tem dificuldade em manter a concentração? Deixa muitas tarefas a meio? Há muitas pessoas que sofrem do mesmo problema. Algumas têm dificuldade para organizar o seu tempo, outras têm problemas de défice de atenção, e ainda há quem esteja simplesmente a saltar uma alimentação equilibrada a favor do trabalho. Por isso, hoje reúno aqui algumas dicas para melhorar a concentração e evitar distracções. Sei que são dicas úteis a toda a gente, independentemente do seu caso!






Ter um espaço limpo e organizado


Pessoalmente, a principal dica para melhorar a concentração e evitar distracções é manter um espaço de trabalho limpo e organizado. A organização do nosso espaço de trabalho reflecte a nossa organização mental, e ninguém consegue trabalhar bem numa secretária cheia de pilhas de papéis (pelo menos na minha experiência). Enquanto estava a estudar, e depois mais tarde em teletrabalho, sempre foi muito importante ter uma secretária só para mim, perto de luz natural, e sempre limpa.


Dividir o dia por blocos de trabalho


Outra das minhas dicas para melhorar a concentração e evitar distracções é dividir o dia por blocos de trabalho. Por exemplo, se alocarmos uma hora ao “projecto x”, é mais fácil estarmos completamente focadas nessa tarefa durante esse bloco de tempo. Só a seguir é que passamos para a tarefa seguinte, o que evita as distracções e também ajuda a fazer a gestão do tempo. Aliás, este é um dos métodos recomendados para quem tem de estudar várias disciplinas no ensino secundário ou na faculdade.


Fazer um teste de défice de atenção


Tem um trabalho para entregar, mas decidiu que tinha de ir procurar outra coisa qualquer e entretanto o projecto ficou por terminar? Se esta dificuldade em terminar tarefas é constante, pode ter um défice de atenção. Hoje em dia a maioria dos professores está atento aos sinais e recomenda aos pais falar com um médico de família ou um psicólogo. No entanto, se nunca teve este acompanhamento, vale a pena fazer um teste. Pode procurar aqui um psicólogo no Porto ou serviços de psicologia em todo o país.


Evitar trabalhar com a TV ligada


Infelizmente, há pessoas que gostam de ter sempre um ruído de fundo, mesmo que seja um programa de TV a que não estão a prestar muita atenção. No entanto, apesar de não dar conta, este barulho “ambiente” pode afectar a sua capacidade de se concentrar. Para melhorar a concentração e evitar distracções, o ideal é ter a televisão, o rádio, as plataformas de streaming e outras fontes de barulho desligadas quando está a fazer uma tarefa importante. No entanto, claro que é algo muito pessoal.


Tomar suplementos vitamínicos


Não vos venho aqui falar do Memofante, descansem. No entanto, muitas vezes a falta de memória e de concentração deve-se à falta de algumas vitaminas e sais minerais. Está comprovado que o magnésio, o zinco e o ómega-3 são essenciais para manter um bom funcionamento do nosso cérebro. No entanto, a vitamina C, a vitamina E e até mesmo as vitaminas do complexo B podem influenciar os nossos níveis de energia e, por sua vez, melhorar a concentração. 


Dormir bem


Por último, a dica de ouro para melhorar a concentração e evitar distracções: dormir bem. É muito importante ter um sono descansado e reparador para acordar no dia seguinte cheio de energia. A privação do sono, sobretudo quando ocorre de forma crónica, impede o cérebro de criar memórias novas. Portanto, recomendo sempre manter uma higiene do sono. Procure deitar-se à mesma hora, evitar os ecrãs azuis, não ver filmes que possam provocar uma reacção muito forte e ter cores serenas no quarto. 


Resumindo: sem disciplina, não há resultados. Os seres humanos privilegiam a rotina: é importante organizar os nossos dias em blocos, respeitar o horário das refeições e as horas de sono para funcionarmos em pleno. Caso mesmo assim não consiga melhorar a concentração e evitar distracções, é possível que tenha um défice de atenção. E sim, também pode aparecer nos adultos! Nesse caso, procure ajuda especializada para aprender a gerir melhor os sintomas.


Fiquem bem!



Comentários

Mensagens populares