Estratégias de estudo eficazes para o seu filho


Todos nós queremos que os nossos filhos tenham bons resultados na escola. Por isso, hoje deixo aqui algumas estratégias de estudo eficazes para o seu filho. Nada substitui, claro está, o empenho e o esforço. Mas talvez haja alguns métodos mais eficazes de organizar as matérias e conseguir bons resultados na escola, e é com isso em mente que deixo aqui a minha experiência.  


Escrever a matéria


Cada aluno tem estilos de aprendizagens diferentes e isso está estudado. Há pessoas que aprendem melhor com ajudas visuais, outras a ouvir e outras a escrever a matéria. No meu caso, sempre notei que escrever a matéria era a forma de ter a certeza que tinha compreendido os conceitos, especialmente em história e biologia. No caso das línguas, escrever treina a memória muscular e depois as palavras saem sem erros. 


Resolver exercícios


Mas nem sempre escrever a matéria é uma opção! Por isso, uma das estratégias de estudo mais eficazes para o seu filho é mesmo resolver exercícios. Em disciplinas como Matemática, Físico-Química, Biologia, Economia ou até mesmo Inglês, ler o manual serve de pouco. É preciso pegar nos livros de exercícios, nos livros de testes e de preparação para exames. Quando chegar o teste, já fez dezenas de exercícios iguais! 


Comparar o livro do professor


Sabe onde é que pode arranjar muitos exercícios e testes para o seu filho? Nos livros do professor. Normalmente o manual do professor não está à venda ao público, mas se procurar no OLX (“nome do manual” + professor) vai encontrar diversos livros em formato ebook por valores relativamente baixos. Nunca se sabe se o próximo teste até não vai sair de um destes livros! 



Ver os exames de anos anteriores


Outra das estratégias de estudo mais eficazes para o seu filho, especialmente se estiver em ano de exames, é ver os exames, os testes intermédios e os exames modelo de anos anteriores. Embora a escola seja muito mais do que estudar para os exames,os exames têm um peso muito grande no seu futuro e determinam a entrada para o universidade e para o curso que desejam. Por isso, procura fontes de exercícios “tipo exame”.



Anotar as dúvidas


Mas a escola não é só tirar boas notas, claro. Mais do que tirar boas notas no teste, é importante compreender bem as matérias. Por isso, uma das estratégias de estudo mais eficazes para o seu filho é anotar as dúvidas durante as aulas e quando faz os trabalhos de casa. Assim, pode tirar as dúvidas como o professor na escola, na sala de estudo, no apoio ou, no limite, com um explicador. 



Fazer pausas


Além dos métodos de estudo eficazes que já sugeri acima, há outras “estratégias” essenciais na hora de estudar. Uma delas é fazer pausas, porque ninguém consegue manter uma concentração absoluta durante mais de 50 ou 60 minutos. Por isso, em vez de os obrigar a estudar todo o fim de semana, deixe que façam pausas para lanchar, brincar, sair de casa, comer e fazer exercício físico, que também ajuda na concentração.



Explicações extra


Há determinadas disciplinas, nomeadamente nas de ciências, em que “ficar para trás” pode fazer com que o seu filho nunca mais recupere. Por isso, há situações em que se justifica contratar um explicador para rever matérias, tirar dúvidas e corrigir exercícios. Se acha que está na altura de procurar um explicador para o seu filho, procure aqui explicadores de Matemática online ou na sua cidade, como preferir. 



Não colocar pressão


Isto não é bem uma “estratégia de estudo”, mas é uma estratégia. Por vezes, há pais que põem tanta pressão aos filhos que na hora H, na hora do teste, bloqueiam completamente. Por isso, tentem não pressionar demasiado os vossos filhos! Em vez disso, tentem apoiar e dar-lhe todos os recursos que precisam para tirar boas notas, como um espaço para estudar, livros de exercícios e uma alimentação equilibrada.


Edit: como já sei que vão perguntar, deixo aqui um link da Fixando para verem o preço de explicadores de Matemática. Se calhar vão ter uma surpresa agradável com o preço! Já para não falar da felicidade que é ajudá-los a ter boa nota nas disciplinas específicas :) 


Comentários

Mensagens populares