Dicas para Contratar e fazer a gestão de Serviços Domésticos

 Contratar e gerir serviços domésticos pode ser uma tarefa desafiante, especialmente se for uma pessoa desconfiança. Nesse caso, talvez tenha algumas reservas para contratar empresas de limpeza e “estranhos” para entrar em sua casa.  Contudo, vamos lá parar com a paranóia! Conheça as dicas para contratar serviços domésticos: 



Defina as suas necessidades 


Antes de iniciar o processo de contratação, determine exatamente os serviços de que precisa. Assim, as empresas de limpeza doméstica podem oferecer preços mais fidedignos. Por exemplo, numa limpeza pós-obra, é importante perceber se é necessário limpar o interior dos armários, os vidros, etc.


Além disso, também é muito importante definir se precisa de uma limpeza mais especializada ou não. Por exemplo, no caso de ter uma casa com humidade, tem de procurar uma empresa que se especialize na limpeza de humidade e mofo. Se tiver pragas domésticas, precisa de uma empresa de desinfestação. 


Por último, no caso de querer contratar uma limpeza regular, quer seja para a sua casa, empresa ou para um alojamento, precisa de decidir a frequência dos serviços, as tarefas (limpeza de cozinha e electrodomésticos, lavar roupa e engomar, preparar refeições, etc)  e o orçamento disponível.


(Por falar em humidade nas paredes, deixo aqui um artigo que explica bem como limpar a humidade, o mofo e o bolor das paredes. No entanto, recomendo que isto seja feito por especialistas, já que vai precisar de material de protecção apropriado e de detergentes eficazes.)


Pesquise e peça recomendações 


Agora que já sabe aquilo de que está à procura, comece a procurar orçamentos. Pode começar por pedir recomendações a amigos e familiares, no caso disso lhe oferecer mais confiança. Se vive num prédio, pode até contactar o condomínio para falar com a empresa de limpeza que faz a limpeza das áreas comuns.


No caso de não ter recomendações de ninguém, recomendo que procure empresas de limpeza online. Mas não vá só ao Google! Procure em plataformas próprias  (já deixei acima alguns links para empresas de limpeza na Fixando), porque assim pode ver as avaliações de clientes anteriores. 



Decida se quer um orçamento fechado ou não


Por vezes, as empresas de limpeza podem dar um orçamento fechado (por exemplo, “limpeza pós obra: ##”). Geralmente, esse orçamento corresponde a um número de horas. Portanto, para uma limpeza frequente, não há dúvidas que é melhor ter um orçamento fechado. Noutros casos, depende. 


Como o valor global é para um determinado número de horas, essas horas podem não ser suficientes para uma limpeza profunda. Por isso, tem de fazer sempre essa avaliação! No meu caso, já contratei empresas de limpeza à hora exactamente por causa da dificuldade em perceber quanto tempo iam demorar a limpar as janelas.


Contudo, mesmo que escolha um valor horário, recomendo que tenha um valor à hora fixo. A seguir, tem de confiar que não lhe vai ser cobrado tempo a mais. 


Dê feedback construtivo 


Outra dica para fazer a gestão de serviços domésticos é dar feedback construtivo aos prestadores de serviços. Por exemplo, explicar o tipo de produto que devem utilizar para limpar o chão de madeira, chamar a atenção se alguma parte ficar por limpar, ou pedir para não trazerem produtos de limpeza com cheiros fortes. 


Fazer avaliações regulares do desempenho dos prestadores de serviços para garantir que correspondem às suas expectativas é muito importante. Se necessário, faça ajustes às tarefas incluídas na limpeza regular ao longo do tempo, por exemplo. E não se esqueça que funciona em ambos os sentidos: também deve estar disponível  para responder a perguntas ou resolver problemas que possam surgir durante a limpeza. 


Em resumo, com a abordagem certa, pode garantir que tudo funcione de forma suave e eficiente. Portanto, comece por fazer um planeamento cuidadoso, verifique as avaliações da empresa, dê instruções claras e vá dando feedback ao longo do tempo. Se seguir estas dicas, tenho a certeza que a limpeza da sua casa vai correr de forma eficiente!

Comentários

Mensagens populares