Qual a diferença entre um arquitecto e um desenhador técnico?



Se vai construir ou remodelar a sua casa, talvez tenha dúvidas sobre quem deve fazer o projecto de arquitectura. Afinal, qual é a diferença entre um arquitecto e um desenhador?


Primeiro, vamos às semelhanças. Um arquitecto e um desenhista são ambos profissionais que trabalham na área da construção. Porém, têm diferentes níveis de formação e responsabilidades. Além disso, para exercer em Portugal, um arquitecto tem de estar registado na Ordem dos Arquitectos. Vamos ver as diferenças mais a fundo:


O trabalho do arquitecto envolve o planeamento, a projecção e supervisão de construções e espaços arquitectónicos. Os arquitectos têm conhecimento em áreas como a funcionalidade, o desempenho dos materiais, a estética dos materiais, os regulamentos de construção e a a sustentabilidade. 


Os arquitectos são responsáveis por criar projetos de arquitectura, elaborar plantas, definir especificações técnicas, calcular custos e coordenar as equipas de trabalho. Além disso, lidam com questões como a integração dos edifícios no seu contexto, o bem-estar e o conforto de quem vai utilizar a casa.


Por outro lado, um desenhador (também chamado como “desenhista” no Brasil), é um profissional especializado em desenho técnico. Normalmente, têm uma formação em desenho técnico ou uma área relacionada ao nível da licenciatura e não estão registados em nenhuma ordem.  


O trabalho de desenho técnico envolve criar desenhos detalhados e precisos de cada compartimento com base nos projetos elaborados pelos arquitetos ou engenheiros. Hoje em dia, a maioria dos desenhadores utilizam softwares de desenho assistido por computador (CAD). 


Em resumo, a diferença fundamental entre um arquiteto e um desenhista é o nível de formação e as responsabilidades no processo de projeto e construção. O arquiteto é quem que projeta, considerando aspectos técnicos, estéticos e funcionais. O desenhador só faz a representação desse projecto. 


Embora haja estas diferenças, ambos os profissionais são essenciais para a realização de projetos de construção bem-sucedidos e trabalham em colaboração para alcançar os melhores resultados, sobretudo em remodelações profundas em que quer alterar a planta da casa. Veja aqui o preço para projectos de arquitectura.

Comentários

Mensagens populares