O que tenho de guardar na mala para viajar com o meu cão?



Viajar com animais é sempre uma aventura. Apesar de serem uma excelente companhia, raramente os patudos se habituam rapidamente às mudanças de ambiente. Por isso, viajar com os seus animais de carro, comboio ou avião precisa sempre de muita preparação. Então, o que tem de guardar na mal para viajar com um cão?


Se for um cão de pequeno porte, as coisas ficam mais facilitadas. Deve levar o seu patudo numa caixa de transporte. A caixa de transporte deve estar “impermeabilizada” (pode usar fraldas ou tecidos impermeáveis) para que não haja acidentes e pode deixar alguma comida seca dentro da caixa para que o seu cão possa ir petiscando.


Na sua carteira, deve levar:

  • o documento de identificação do animal, com o número do CHIP;
  • o boletim de vacinas, assim como testes à raiva (para alguns destinos);
  • uma seringa e água, para poder dar água ao seu patudo através da grade;
  • um comprido relaxante para usar em caso de SOS;
  • alguns snacks e brinquedos para o distrair;
  • um tupperware com comida extra, em caso de haver atrasos.

Dica extra: ponha uma manta, uma almofada ou um brinquedo com um cheiro familiar na caixa transportadora. Isto vai dar-lhe a sensação de estar num ambiente mais familiar e ajuda a acalmá-lo.


Se tiver um cão de grande porte, diria que o ideal é deixar o seu cão num hotel para animais. Pode procurar aqui um hotel para cães no Porto ou um hotel para cães em Lisboa, onde ficará ao cuidado de profissionais. Não tem de levar o seu cão consigo no porão ou fazê-lo passar pela experiência traumática de viajar na mala do carro.


Contudo, se quiser viajar com um animal de grande porte, lembre-se de levar um açaime e de o ter sempre preso pela trela. Estas regras aplicam-se a quase todos os transportes e, mesmo que vá em veículo próprio, tenha em atenção que até os animais mais calmos podem ser imprevisíveis quando colocados numa situação que lhes é “estranha”. Boas férias!


Comentários

Mensagens populares