Quais são as normas de segurança obrigatórias na minha piscina?




Infelizmente, ouvimos notícias de afogamentos em piscinas privadas quase todos os anos. Por isso, talvez se esteja a pergunta quais são as normas de segurança obrigatórias na sua piscina? Como é que pode garantir que a sua piscina é segura para os seus filhos e para os amigos que a usam? Quais são as regras que tem de cumprir?


Surpreendentemente, não há nenhuma norma de segurança obrigatória para piscinas privadas ou piscinas de condomínios em Portugal. Apesar de as piscinas públicas terem de obedecer a regras de higiene e segurança, as piscinas privadas são da responsabilidade dos proprietários e não há qualquer legislação ou fiscalização.


Por isso, se tem uma piscina privada (em casa ou do condomínio) sem nadador-salvador, bóia de salvação ou outros dispositivos de segurança na piscina, não está a infringir nenhuma norma. No entanto, para evitar acidentes na sua piscina, recomendamos que:


  • Nunca deixe crianças na piscina sem supervisão. Deve haver sempre um adulto responsável e que nunca desvia os olhos da piscina.
  • Não deixe as crianças que não têm pé nadar sem ajuda. É preferível usar braçadeiras, bóias, coletes e outros dispositivos de segurança.
  • Coloque um piso antiderrapante para que ninguém escorregue com facilidade e coloque protecções à volta da piscina.
  • Não instale uma prancha de saltos, já que a maioria das piscinas privadas não têm uma profundidade que permita saltar em segurança.
  • Aprenda manobras de primeiros socorros e tenha sempre um telefone disponível para chamar o 112, caso haja um acidente.
  • Faça a manutenção regular da piscina, com uma empresa de piscinas, para garantir que todos os sistemas (luzes no fundo da piscina, filtros) estão a funcionar bem. Manter a piscina limpa também ajuda a manter as escadas, as pranchas e a piscina em bom estado.


Está preocupado com as normas de segurança e higiene na sua piscina? Leia aqui a importância de controlar o pH na sua piscina e os efeitos que tem para a sua saúde.

Comentários

Mensagens populares