Sal ou cloro? Qual é o melhor tratamento para a água da piscina?



Se tem uma piscina em casa, talvez já lhe tenham falado em usar sal para tratar a água da piscina. No entanto, todos sabemos que o cloro é o desinfectante mais comum em piscinas comunitárias, como as piscinas de ginásios. Então, qual é o melhor tratamento para a água da piscina: sal ou cloro?


O sal um tratamento mais natural, o que diminui o cheiro artificial a químicos e elimina o cheiro tradicional a cloro. A água salgada causa menos irritação na pele, nos olhos e no cabelo, por isso é melhor para quem tem pele sensível. Além disso, as piscinas tratadas com sal precisam de menos manutenção – os custos de manutenção em piscinas de água salgada são, em média, 50% mais baixos.


Por outro, o sal não evita a acumulação de resíduos (incluindo calcário) na canalização. Aliás, o sal até tem um efeito corrosivo, pelo que pode danificar o metal (nas escadas, pranchas de lançamento, tampos de sifão, etc). Lembre-se que não é possível usar sal para tratar de uma piscina de água quente. Finalmente, apesar de os custos de manutenção serem mais baixos, os custos de reparação costumam ser mais altos.

Quanto ao tratamento de água com cloro, é considerado mais eficiente a nível de limpeza e conservação da piscina, pois não é corrosivo. Além disso, como é um produto mais comum, é mais fácil de encontrar cloro à venda e fazer tratamento à água assim que surge um problema. É por isso que a limpeza e reparação da piscina é quase sempre mais económica nas piscinas com cloro.


A desvantagem do cloro é ser bastante intenso, pelo que pode deixar algumas pessoas mais sensíveis com os olhos vermelhos, a pele irritada e o cabelo seco. Estes efeitos podem ser amenizados através de uma manutenção da piscina extra cuidadosa, que implica medir os níveis de cloro diariamente e regular a qualidade da água. É por isso que a manutenção das piscinas com cloro pode ser mais cara, embora haja preços cada vez mais competitivos.

Comentários

Mensagens populares