5 Erros a evitar na criação de um logotipo
Criar um logotipo é uma tarefa que vai muito além de simplesmente escolher uma fonte bonita ou juntar alguns elementos gráficos. O logotipo é o rosto da sua marca, o símbolo que representa a essência do seu negócio e, muitas vezes, a primeira impressão que o público vai ter de si. Para que não se arrependa no futuro, reunimos os 5 erros a evitar ao criar um logotipo:
1. Falta de legibilidade
Um dos erros mais frequentes ao criar um logotipo é a falta de legibilidade ou “falta de leitura”, como se diz na gíria. A legibilidade é crucial para garantir que as pessoas (ou futuros clientes) percebam rapidamente qual é o nome da marca e sua indústria. Para isso, convém evitar detalhes excessivos que dêem uma aparência confusa, fontes muito detalhadas e logos sem contraste suficiente para ler todas as letras.
A minha recomendação é manter o design simples e limpo. Experimente olhar para o logotipo de diversas distâncias, para garantir que se vê bem tanto ao perto como ao longe. É importante que o público identifique a sua marca em poucos segundos. Felizmente, os logos com linhas simples são uma das tendências atuais no design de logotipos, que pode rever aqui.
2. Não funcionar em formatos reduzidos
Vivemos numa era digital, por isso o logotipo da sua marca vai ser usado frequentemente em plataformas online, onde aparecerá em tamanhos reduzidos. Pense, por exemplo, em um favicon — aquele pequeno ícone que aparece na aba do navegador — ou em ícones de aplicativos móveis. Se o seu logotipo não funcionar bem nesses contextos, vai perder reconhecimento e consistência visual.
Mais uma vez, evite elementos muito pequenos e intrincados, que desaparecem em tamanhos pequenos, assim como textos extensos e proporções inadequadas. Além disso, recomendo que teste sempre se o logotipo funciona em formato quadrado e circular. Se for necessário, peça ao designer uma versão simplificada ou desenvolva um símbolo que possa funcionar como ícone.
3. Uso de cores inadequadas ou dependência excessiva de cores
As cores são uma parte fundamental do design de qualquer logotipo, pois transmitem emoções, criam associações e ajudam na diferenciação da marca. No entanto, confiar excessivamente em cores para comunicar sua mensagem pode ser um erro grave. Um logotipo eficaz precisa funcionar em preto e branco, tons de cinza e cores sólidas, porque haverá situações em que o logotipo será impresso em documentos monocromáticos.
Convém pedir variações ao designer que fizer o logotipo para ver como é que vai ficar gravado em vidro, metal, em fundos de diferentes cores e, claro, a preto e branco. Se não funcionar bem nesses contextos, não é uma boa opção. Recomendo também evitar cores muito brilhantes, que podem cansar a visão, bem como cores que não reflectem a personalidade da sua marca.
4. Pensar no logotipo como algo que o que vai acompanhar no futuro
As tendências de design vêm e vão. Por isso, em vez de escolher uma cor ou uma fonte (tipo de letra) que está na moda agora, prefira um design simples e intemporal, que pode se adaptar sempre no futuro. As grandes marcas como Apple, Nike e McDonald 's, por exemplo, nunca mudaram de logotipo. Como têm linhas simples, basta fazer pequenas variações para se manterem actuais.
Para evitar esse erro, pergunte sempre "posso remover este elemento do design sem perder a essência da marca?" Depois, elimine tudo o que não for essencial. Simplifique o mais possível.
5. Tentar fazer o logotipo sozinha
Criar um logotipo pode parecer simples à primeira vista, mas é um processo complexo que requer habilidades técnicas, criatividade e conhecimento de branding. Por isso, embora parecer uma boa ideia para reduzir custos no curto prazo, vai sair caro a longo prazo. Um logotipo malfeito pode prejudicar a imagem da sua marca, afastar clientes e até mesmo exigir um redesenho caro no futuro.
Um designer profissional tem conhecimento técnico e saberá como fazer um logotipo que funcione em diferentes cores, formatos e plataformas. Recomendo que procurem um designer para criar um logotipo.
Resumindo, criar um logotipo é um passo fundamental para construir uma marca sólida e profissional. Para garantir que o resultado funciona bem, certifique-se de que é legível, funciona em formatos reduzidos, funciona com variações de cor e que tem um design simples. Clique aqui para criar um logotipo online.
Comentários