Guia completo para orçamentos de ar condicionado: fatores a considerar e como obter o melhor preço



Que factores influenciam o preço do ar condicionado?

Há vários factores que influenciam o preço do ar condicionado. Em primeiro lugar, o preço do ar condicionado depende do tipo de modelo: se é mono-split ou multisplit, simples ou inverter. Depois, varia consoante a marca e a capacidade do aparelho (BTUs).


A instalação do ar condicionado depende dos custos de deslocação, se o ar condicionado precisa de ser transportado pelo técnico, das características da montagem (altura, necessidade de furos, etc), se há uma pré-instalação, e até da experiência do profissional.

Como calcular a capacidade do ar condicionado?

Não adianta comprar um ar condicionado mais potente do que precisa, porque só vai desperdiçar energia. Regra geral, deve ter 100 watts por cada m2. No entanto, deve ter em consideração a dimensão da casa e a região onde vive. Em alternativa, deve calcular 600 - 800 BTUs por m2. Veja aqui o guia da EDP para escolher os BTUs necessários para a sua casa.

Porquê contratar um instalação de ar condicionado?

Se comprar o ar condicionado numa grande superfície, pode estar tentado a tratar da instalação para poupar alguns trocos. Mas o que poupa em dinheiro ganha em problemas! Deve contratar sempre um técnico de instalação de ar condicionado:

  • para se certificar que o aparelho é instalado de acordo com as indicações do fabricante (e portanto conserva a garantia);
  • garantir que o tubo de drenagem fica bem colocado e que não vai haver acumulação de fungos, bactérias ou outros patógenos;
  • assegurar que não há fugas de refrigeração ou problemas com gases fluorados, que apenas um técnico certificado pode manipular.

Como é feita a instalação do ar condicionado?

  1. Em primeiro lugar, pode pedir um conselho ao técnico. Se procurar uma instalação de ar condicionado online, ou se for a uma loja tradicional, pode pedir ao técnico que faça uma primeira visita técnica para avaliar as características da sua casa, calcular os BTUs necessários e escolher o sítio indicado para calcular a unidade.
  2. Pré-instalação. A instalação do ar condicionado necessita de uma pré-instalação que inclui a instalação de tomadas, tubos para drenar a água (por exemplo, ligação à conduta do prédio), saída de esgoto e preparação da superfície para fixar as unidades exteriores e interiores do ar condicionado.
  3. Fixação do aparelho. Quando a pré-instalação estiver completa, só precisa de fixar as unidades de ar condicionado às estruturas e às paredes. Se o seu apartamento já tiver uma pré-instalação de ar-condicionado, pode saltar directamente para este passo.
  4. Testes. No fim, o técnico de instalação do ar condicionado deve verificar a corrente eléctrica, os controlos e o sistema de drenagem. Se necessário, deve fazer ajustes para que o ar condicionado funcione como previsto.

Em todos estes passos, podem ser necessários vários materiais: tubos de cobre, cabos de alimentação, tubos de drenagem ou bases de ar condicionado. Por isso, ao analisar orçamentos, veja se todos os materiais esto incluídos.


Se quer obter o melhor preço para a instalação de ar condicionado, procure na Fixando. Pode ver aqui os preços de instalação de ar condicionado, comparar até 5 orçamentos, e encontrar o mais competitivo para o serviço que precisa.


Segundo a Fixando, a média de preços para instalação de ar condicionado situa-se nos 470€. Contudo, os preços podem variar entre os 200 e os 500€, consoante o tipo de ar condicionado e os BTUs necessários.

Que outros serviços de ar condicionado pode precisar?

Além da instalação do ar condicionado, há outros serviços que pode precisar. Se tem um ar condicionado em casa, recomendamos que faça pelo menos uma manutenção e uma limpeza profunda anual.

A manutenção do ar condicionado deve incluir a limpeza profunda, que inclui a limpeza dos filtros do ar condicionado, a limpeza do ventilador, da unidade exterior, do ventilador, dos drenos de condensação e das persianas.

Ao mesmo tempo, o técnico de manutenção de ar condicionado também deve apertar as ligações eléctricas, verificar o comando, medir a corrente da operação e verificar a segurança geral do ar condicionado.

Comentários

Mensagens populares