A teoria da personalidade dos cinco grandes traços e como pode ajudar a entender a si mesmo e aos outros



Abertura

A abertura é a característica que inclui imaginação, a vontade de conhecer o mundo, a ânsia de aprender e de experimentar coisas novas, seja um prato exótico ou uma nova tecnologia. As pessoas com este traço são mais aventureiras e mais criativas. Geralmente, têm um bom pensamento abstracto e não se importam de sair da sua zona de conforto.

Conscienciosidade

A conscienciosidade é a característica que define a nossa capacidade de reflexão e o controlo dos impulsos. As pessoas com altos níveis de conscienciosidade prestam muita atenção aos pormenores, são muito organizadas, e gostam de planear tudo com antecedência. Geralmente, adaptam-se bem a trabalhos com horários fixos e estruturados.

Extroversão

A extroversão é a capacidade de se relacionar com os outros, de ser sociável. As pessoas muito extrovertidas gostam de estar na companhia dos outros, de conversar, e costumam ter boa inteligência emocional. As pessoas extrovertidas costumam ter carreiras brilhantes em vendas, marketing, no ensino e na política.

Agradabilidade

A agradabilidade é a capacidade de transmitir confiança, gentileza e afecta. Tal como as pessoas extrovertidas, são sociáveis, simpáticas e capazes de se relacionar bem com os outros. Frequentemente, trabalham na área da saúde, dos cuidados sociais e em recursos humanos.

Neuroticismo


O neuroticismo é a característica que representa a tristeza, mau humor e instabilidade emocional. Muitas vezes, as pessoas mais neuróticas ficam horas a repensar as coisas até à exaustão, têm mais dificuldade em relacionar-se com os outros e têm mudanças de humor repentinas. As pessoas com níveis mais altos de neuroticismo têm mais probabilidade de sofrer de ansiedade e depressão.

Ter uma percentagem maior ou menos de neuroticismo ajuda a perceber determinadas características. Saber se mais aberto, também. Se fizer uma análise à sua personalidade, estes 5 traços ajudam a perceber o seu comportamento e as suas escolhas. Se quer descobrir mais sobre a personalidade, encontra aqui serviços de psicologia em Braga e de psicologia em Setúbal.

Comentários

Mensagens populares