O que fazer quando os cães mordem e puxam as trelas?



É muito normal que os cães puxem e mordam as trelas. Infelizmente, quando usam trelas ao pescoço, este comportamento pode provocar lesões. Por isso, é importante saber guiar os cães durante os passeios. Então, vamos à pergunta que não quer calar: o que fazer quando os cães puxam a trela?


Porque é que os cães puxam a trela?


Em primeiro lugar, precisamos de perceber que o cão puxa a trela porque, segundo a sua natureza, quer explorar tudo à sua volta! É natural que, quando saem de casa, os cães queiram cheirar, descobrir e investigar outros “mundos”.


No entanto, às vezes a explicação é bem mais simples. Se calhar, simplesmente não consegue acompanhar o ritmo do seu cão. Muitos cães têm tanta energia acumulada ao fim do dia que caminham muito mais depressa do que os tutores.

Por outro lado, se o cão está habituado a que o dono o solte quando puxa, vai começar a associar o comportamento de “puxar, puxar” a andar solto. Portanto, enquanto o seu cão é pequeno, nunca o deve soltar da trela. Se tem dúvidas sobre como disciplinar o seu cão, procure um treinador de cães.

O que fazer quando o cão puxa a trela?


Em vez disso, quando o seu cão puxa a trela, tente inverter a direcção sem puxar a trela. O ideal é que o seu cão habitue a seguir as suas indicações e a reconhecer a sua voz, sem que tente fugir. Eventualmente, vai aprender que quando puxa o tutor muda de direcção, por isso não vale a pena tentar.

Se esta técnica está a ter resultados muito lentos, procure um treinador de cães em Braga e treinador de cães em Setúbal para ter aulas privadas e ensinar o seu cão a passear com a trela (ou melhor, com o peitoral ou arnês, que é mais seguro!).


Comentários

Mensagens populares