Vai de férias? Saiba o que fazer para as suas plantas sobreviverem




Depois de plantar, fertilizar, nutrir e cuidar das suas plantas, não quer deitar tudo a perder por alguns dias de férias. Se vai de férias, siga estas sugestões para regressar a um jardim saudável e com plantas frondosas.

Prepare as plantas antes de ir de férias

Antes de ir de férias, precisa de preparar as suas plantas. Seguia esta checklist rápida:
  • retire folhas velhas, que estão secas ou descoloradas;
  • corte galhos doentes ou mortos, para que a doença não se espalhe;
  • verifique se não há pulgão em nenhum vaso;
  • certifique-se que o solo está fertilizado e que os vasos têm drenagem;
  • não faça enxertos, mudanças de vaso ou outras alterações bruscas imediatamente antes de ir de férias.


Regue as plantas antes de ir de férias

Deve regar as plantas antes de ir de férias. No entanto, algumas pessoas regam, de uma vez só, com a água suficiente para todos os dias em que vão estar fora. Isso afoga as raízes, e portanto não vai ter boas notícias ao regressar. Se tem um jardim exterior, deve deixar as plantas à meia-sombra e com acesso a um sistema de rega gota a gota. No interior, pode usar água em gel, que se vai libertando lentamente até chegar à raiz das plantas.

Se vai estar fora muito tempo, pode procurar sistemas de rega caseiros e improvisar uma solução com materiais simples. Por outro lado, se vive numa moradia com jardim e vai sair em pleno Verão, não há alternativa. Contrate um serviço de jardinagem para regar as suas plantas e aparar o relvado. Caso contrário, quando regressar a relva vai estar amarelada e os arbustos vão estar secos.
 

Mude as plantas de sítio antes de ir de férias

Enquanto vai de férias, é melhor que as plantas não recebam luz directa. Em vez de as deixar no parapeito da janela, mova-as para uma zona fresca onde só recebam luz indirecta. Algumas pessoas escolhem a cozinha, porque geralmente a luz entra pela lavandaria ou pela sala – sem radiar directamente no fogão ou no frigorífico, por exemplo. Olhe à sua volta e escolha o melhor sítio em sua casa!

Comentários

Mensagens populares